quarta-feira, 23 de abril de 2014

TESTE OS SEUS CONHECIMENTOS SOBRE A LDB (LEI 9394/96)


TESTE OS SEUS CONHECIMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO


Veja essa questão sobre Avaliação cobrada no concurso da Prefeitura Municipal de São Paulo, em 2012.


01) Considere as indagações a seguir:


Avalia-se para aprovar e promover?
Avalia-se para favorecer processos de aprendizagem?
Avalia-se o desenvolvimento do aluno?


Para Jussara Hoffmann, essas polêmicas sobre avaliação fazem parte de uma excessiva preocupação, de educadores e leigos, em relação a questões de caráter burocrático, como:


(A) definição de conteúdos e metodologias.
(B) a incorporação das experiências do aluno no currículo escolar.
(C) demonstração que o professor sempre sabe mais que o aluno
(D) definição de critérios, registros finais e apresentação de resultados.
(E) obtenção de novos conhecimentos e correção de conhecimentos errados.


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GABARITO: D

Comentário: Em uma sala de aula se relacionam professor, aluno e conhecimento. O professor é o mediador da relação entre aluno e conhecimento. O professor como parceiro mais experiente, tem o papel de facilitar o acesso do aluno ao conhecimento. Para a Profa. Jussara Hoffman a avaliação também deveria mediar todo esse processo, principalmente a partir da consideração do erro.


Trecho: 


"Se o aluno é considerado um receptor passivo dos conteúdos que o docente sistematiza, suas falhas, seus argumentos incompletos e inconsistentes não são considerados senão algo indesejável e digno de um dado de reprovação. Contrariamente, se introduzirmos a problemática do erro numa perspectiva dialógica e construtivista, então o erro é fecundo e positivo, um elemento fundamental à produção de conhecimento pelo ser humano. A opção epistemológica está em corrigir ou refletir sobre a tarefa do aluno. Corrigir para ver se aprendeu reflete o paradigma positivista de avaliação. Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno para encaminhá-lo à superação, ao enriquecimento do saber significa desenvolver uma ação avaliativa mediadora." 


"Ou seja, o acompanhamento do processo de construção de conhecimento implica favorecer o desenvolvimento do aluno, orientá-lo nas tarefas, oferecer-lhe novas leituras ou explicações, sugerir-lhe investigações, proporcionar-lhe vivências enriquecedoras e favorecedoras à sua ampliação do saber."


"As exigências avaliativas, desprovidas muitas vezes de significado quanto ao desenvolvimento efetivo das crianças e dos jovens, favorecem a manutenção de uma Escola elitista e autoritária"

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