segunda-feira, 13 de maio de 2013

RESUMÃO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO


domingo, 5 de maio de 2013

ONU declara 2013 o
ANO INTERNACIONAL
de Cooperação pela Água

      
     A degradação do ambiente natural e a necessidade de políticas de sustentabilidade eficazes levaram a Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) a declarar 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água. Na reflexão desta declaração, também será comemorado, em 22 de março, o Dia Mundial da Água.

     Escolas e entidades educacionais têm agora o desafio de potencializar o tema, levando para as salas de aula estudos e projetos que reforçam a importância da água para a sobrevivência do planeta. 

     A UNESCO irá liderar o Ano Internacional de Cooperação pela Água devido à abordagem multidisciplinar, que combina as ciências naturais e sociais, educação, cultura e comunicação. O objetivo deste Ano Internacional é aumentar a conscientização e cooperação para a gestão adequada da água, em função do aumento da demanda.

     Cerca de 70% da Terra é constituída por água, mas apenas pouco mais de 2% do recurso está disponível na superfície do Planeta para ser usado pelo homem. Parece pouco, mas não é. Essa porcentagem de 2% daria para abastecer toda a população, com sobra ainda, se não houvesse tanto desperdício e poluição.

     O objetivo é promover ações e debates que colaborem na solução de problemas graves, tais como:

* a ausência de acesso à água potável para cerca de 11% da população mundial;
* a falta de redes de esgoto para 37% das pessoas que vivem no Planeta e
* a morte de cerca de cinco mil crianças, por dia, por conta de doenças diarreicas causadas pela falta de acesso à água de qualidade.

     A ONU petende divulgar o máximo de iniciativas bem-sucedidas que vêm garantindo a qualidade da água, além de abordar com profundidade a gestão de águas, os financiamentos nacionais e internacionais para esse segmento e ações ilegais que prejudicam a preservação da água, entre muitos outros temas.


Iniciativas nacionais


     No Brasil, o Governo Federal, atento à questão e preocupado com as regiões mais secas do país, criou em 2004 o Programa Água Doce (PAD), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. O compromisso maior é garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semi-árido a partir da sustentabilidade ambiental e social, beneficiando mais de 100 mil pessoas em 154 localidades do Nordeste e ampliando suas ações para garantir o acesso à água de qualidade nas comunidades difusas do semiárido.

     Além desse projeto, o Brasil tem uma secretaria que cuida exclusivamente da questão da água no Brasil, a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, do Ministério do Meio Ambiente. Esse órgão atua na definição de normas e instrumentos para a gestão sustentável das águas no meio urbano, preservando o ciclo hidrológico natural, privilegiando o planejamento e as formas de uso e ocupação que contemplem o controle da erosão, pavimentação permeável, permeabilidade do solo, infiltração e utilização das águas pluviais, entre outros.


Fonte: Maxi in Educação, Março de 2013.

sábado, 4 de maio de 2013

Lei obriga pais a matricular crianças a partir dos 4 anos na pré-escola


A partir do dia 05 de abril, o ensino se torna obrigatório entre os 4 e 17 anos. Os pais ficam responsáveis por colocar as crianças na educação infantil a partir dos 4 anos e por sua permanência até os 17. Já os municípios e os Estados têm até o ano de 2016 para garantir a inclusão dessas crianças na escola pública.

Anteriormente, os pais eram obrigados a colocar as crianças na escola a partir dos 6 anos. 
A alteração foi feita na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) por meio da Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (5). Essa regulamentação oficializa a mudança feita na Constituição por meio da Emenda Constitucional 59, em 2009.

A lei publicada hoje também "divide" a educação em três etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio -- anteriormente, havia citação apenas para o ensino fundamental e médio.

 

Pais podem ser multados


Segundo o advogado Ariel de Castro Alves, da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB, os pais podem ser multados se não respeitarem a nova legislação -- os valores podem ir de três a vinte salários mínimos segundo o artigo 249 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

 "A lei dispõe que ela entra em vigor na data da sua publicação, [e por isso] os pais já têm o dever de procurar vagas para seus filhos a partir dos 4 anos na educação básica [a partir desta sexta]", explica Ariel de Castro Alves.

Existe também uma punição criminal no Código Penal (artigo 246) aos pais que abandonam a educação do seu filho. A pena é de multa ou detenção de 15 dias a um mês.
Segundo o MEC, "a obrigatoriedade da educação básica dos 4 aos 17 anos decorre da Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. A mesma EC garante que a medida deverá ser implementada progressivamente, até 2016". E, completa: "Evidentemente, não há como dissociar a obrigação dos pais da existência de vagas, que deverá ser garantida até o prazo previsto na EC."

Para o advogado Flavio Augusto Antunes, especialista em direito educacional, a lei "antecipa" o prazo de cumprimento da Emenda Constitucional 59. Ele faz ainda uma observação: "Os gestores públicos terão de cumprir essa lei desde já, sob pena de se considerar crime de responsabilidade, no caso de negligência com sua implementação, conforme já dizia o artigo 5º, § 4º, da Lei nº 9.394/96 (LDB)".

 

Educação infantil


Há também orientação sobre a avaliação da educação infantil. Não haverá retenção ou reprovação das crianças nessa etapa de ensino. A avaliação será feita "mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças". Os ensinos fundamental e médio já possuem quesitos de avaliação consolidados por meio do Saeb, com a Prova Brasil e o Ideb que medem a qualidade da educação dessas etapas.

Segundo a lei publicada hoje, "a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade".

Ficou estabelecido que a educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras:
  • Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental;
  • carga horária mínima anual de 800 horas, distribuída por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional;
  • atendimento à criança de, no mínimo, 4 horas diárias para o turno parcial e de 7 horas para a jornada integral;
  • controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% do total de horas;
  • expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

 

Entenda


A pré-escola é a etapa anterior ao ensino fundamental e compreende a faixa etária dos 4 aos 5 anos de idade. Antes da mudança na Constituição, o ensino fundamental era a única fase escolar obrigatória no Brasil. Depois da emenda, o ensino passa a ser obrigatório dos 4 aos 17 anos, incluindo a pré-escola, o ensino fundamental e o médio. É dever dos pais matricular seus filhos a partir dos 4 anos e obrigação das redes de ensino garantir a vaga para todos as crianças a partir da mesma idade.

Os dados mais recentes do IBGE indicam que 1.154.572 crianças de 4 e 5 anos ainda estavam fora da escola em 2010.  Apesar do enorme contingente ainda excluído, a matrícula na pré-escola avançou significativamente na última década. Em 2000, apenas 51,4% tinham acesso a educação nesta faixa etária, patamar que saltou para 80,1% em 2010.

 

quarta-feira, 1 de maio de 2013

CURSO EM VÍDEO: ESTAUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PARA CONCURSOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO (COM SIMULADO)

CURSO: ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


Esse curso aborda assuntos inerentes à Parte Geral do ECA, que é cobrada em concursos da área educacional.

Ao final, resolva o simulado e veja os comentários para cada questão.

BONS ESTUDOS!  

Aula Introdutória


Aula 02 - Quem é criança? Quem é adolescente?


Aula 03 - Princípios


Aula 04 - Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária

 

Aula 05 - Profissionalização e Proteção ao Trabalho


Aula 06 - Ato Infracional e Medidas Socioeducativas



Aula 07 - Conselho Tutelar e a sua Relação com a Escola

 
Aula 08 - Aplicação do ECA na Escola


Veja agora o simulado comentado abaixo.

1) Assinale a alternativa incorreta
a) um abrigo, para poder funcionar, deve estar registrado no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
b) o adolescente maior de 14 anos pode trabalhar desde que tenha registro em carteira.
c) a criança e o adolescente tem direito a acesso a escola pública e gratuita próxima de sua residência.
d) os hospitais são obrigados a permitir e viabilizar a permanência dos pais junto com os filhos internados dia e noite.
e) só pode existir um conselho municipal de direitos da criança e do adolescente em cada município. 


a CORRETA = VIDE ARTIGO 90.
b INCORRETA - VIDE ARTIGO 60 - OBSERVAÇÃO: A EMENDA CONSTITUCIONAL 20 DE NOVEMBRO DE 1998 ALTEROU A IDADE MÍNIMA PARA O TRABALHO PARA 16 ANOS. EMENDA CONSTITUCIONAL ALTERA A CONSTITUIÇÃO, SENDO, PORTANTO, SUPERIOR ÀS LEIS comuns, COMO É O CASO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.
c CORRETA = VIDE ARTIGO 53
d CORRETA = VIDE ARTIGO 12
e CORRETA = VIDE ARTIGOS 88 , 90 E 91
 

2) Sobre aprendizagem é correto dizer que:
a) quando um menino de 15 anos começa a trabalhar com o pai em uma oficina mecânica, está na condição de aprendiz.
b) a aprendizagem substitui o ensino médio, tendo os certificados de conclusão de uma e outro o mesmo valor.
c) a aprendizagem não pode ocorrer entre 22:00h de um dia e as 5:00h do dia seguinte.
d) aprendizagem não assegura ao adolescente os direitos previdenciários e trabalhistas.
e) o aprendiz não pode receber pelo trabalho realizado, pois criaria vínculo empregatício. 


Aprendizagem aqui SE REFERE À QUESTÃO DA FORMAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL. VIDE ARTIGO 62
ERRADA = VIDE ARTIGO 62 = CONFORME A LEGISLAÇÃO DE EDUCAÇÃO, SIGNIFICA, A LEI DE DIRETRIZES E BASES
ERRADA = VIDE ARTIGO 63 - OBRIGAÇÃO DE FREQUENTAR O ENSINO REGULAR
CORRETA. VIDE ARTIGO 67
ERRADA - VIDE ARTIGO 65
ERRADA - VIDE ARTIGOS 64 E 65

Legislação sobre aprendizagem: Lei Federal num 10.097 e Lei Federal num 11.180
3) Sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é correto dizer que:
a) gere o fundo municipal dos direitos da criança e do adolescente.
b) é um órgão controlador das ações ligadas à assistência social para meninos e meninas de rua.
c) fiscaliza as entidades assistenciais podendo aplicar-lhes desde multas até o fechamento.
d) está subordinado ao Prefeito Municipal.
e) seus membros podem receber, no máximo, um salário igual ao de secretário municipal. 


a CORRETA = VIDE ARTIGO 88, IV
b NÃO SÓ, MAS TAMBÉM. ESTÁ INCORRETA POR SER RESTRITIVA: O CMDCA É ÓRGÃO CONTROLADOR DA POLÍTICA EM GERAL PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE.
c QUEM PODE APLICAR SANÇÕES EM CASO DE VIOLAÇÃO DA NORMA É O JUIZ, ATRAVÉS DE UM PROCESSO EM QUE O DIRIGENTE DA ENTIDADE TEM A POSSIBILIDADE DE SE DEFENDER
d NÃO HÁ SUBORDINAÇÃO DO CMDCA EM RELAÇÃO AO PODER EXECUTIVO, OCORRENDO APENAS A VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA. É UM ÓRGÃO DELIBERATIVO E CONTROLADOR. VIDE ARTIGO 88, II
e PARA OS MEMBROS DOS CONSELHOS DE DIREITOS É VEDADA A REMUNERAÇÃO. VIDE ARTIGO 89 


4) O Conselho Tutelar tem as atribuições abaixo, exceto:
a) atender aos pais e responsáveis orientando-os.
b) assessorar o executivo municipal na elaboração do orçamento.
c) fiscalizar as entidades assistenciais.
d) aplicar as medidas sócio-educativas para crianças autoras de atos infracionais.
e) providenciar as medidas de proteção determinadas pelo juiz a adolescente autor de ato infracional.


VIDE ARTIGO 136, VIDE ARTIGO 95
MEDIDAS SÓCIO EDUCATIVAS SÃO APLICÁVEIS SOMENTE A ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL. À CRIANÇA NA MESMA CONDIÇÃO, CABEM AS MEDIDAS DE PROTEÇÃO. VIDE ARTIGOS 105 E 136, I.


5) Considera-se criança e adolescente, conforme o E.C.A.:
a) Criança: até 14 anos incompletos; Adolescente: de 14 a 17 anos incompletos;
b) Criança: até 12 anos incompletos; Adolescente: de 12 anos até 18 anos de idade;
c) Criança: Até 10 anos; Adolescente: entre 10 e 18 anos de idade;
d) Criança: até 14 anos; Adolescente: entre 15 e 21 anos de idade;
e) Criança: de 12 a 18 anos; Adolescente: até 12 anos incompletos.


VIDE ARTIGO 2o

6) Os casos de suspeita ou confirmação de maus tratos contra criança ou adolescente deverão ser obrigatoriamente comunicados:
a) ao Conselho Tutelar;
b) à delegacia de polícia mais próxima;
c) ao Fórum da cidade;
d) ao Ministério Público;
e) à Vara da infância e juventude.


VIDE ARTIGO 13 

7) De acordo com o E.C.A., são considerados direitos fundamentais:
I- direito à vida e à saúde;
II- direito à prisão especial nos casos de privação de liberdade;
III- direito à liberdade, ao respeito e à dignidade.

a) Todas as alternativas estão corretas;
b) apenas o item I está correto;
c) os itens II e III estão corretos;
d) apenas o item II está correto;
e) Os itens I e III estão corretos.


I CORRETO, ARTIGOS 7 A 14
II INCORRETO. PRISÃO É MEDIDA PENAL, E OS CIDADÃOS COM MENOS DE 18 ANOS SÃO PENALMENTE INIMPUTÁVEIS
III CORRETO, ARTIGOS 15 A 18. 


8) Verifique as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
O adolescente tem direito à Educação, sendo-lhes asseguradas:
I- direito de ser respeitado por seus educadores; II- acesso à acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência;
III- Em caso de não haver vaga na escola mais próxima de sua residência, a delegacia de ensino deve providenciar vaga em escola dentro do município. .

a) todas as alternativas estão corretas;
b) apenas o item I está correto;
c) os itens II e III estão corretos;
d) apenas o item II está correto;
e) os itens I e II estão corretos.


VIDE ARTIGO 53
III ERRADO. SE O DIREITO É A ESCOLA PRÓXIMA DE SUA RESIDÊNCIA, É ESSE O DIREITO E NÃO EM OUTRO LOCAL

9) A Criança que pratica ato infracional, sujeita-se a: 
a) internação em estabelecimento educacional;
b) prestação de serviços à comunidade;
c) obrigação de reparar o dano;
d) advertência;
e) todas as alternativas acima estão incorretas


VIDE ARTIGOS 105 E 112

10) É atribuição do Conselho Tutelar, entre outras:
a) recolher Crianças e Adolescentes em situação de rua;
b) atender e aconselhar os pais ou responsável, aplicando-lhes as medidas previstas no Art. 129, de I á VII;
c) promover tratamento à criança e ao Adolescente usuário de drogas;
d) julgar Adolescentes a quem se atribua ato infracional
e) fornecer cestas básicas às famílias carentes.


VIDE ARTIGO 136. 

11) Segundo o Artigo 83 do E.C.A.:
a) nenhuma criança ou adolescente poderá viajar para fora da Comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial;
b) A criança só poderá viajar na companhia dos pais ou responsável;
c) nenhuma criança poderá viajar para fora da Comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial;
d) a Criança poderá viajar sozinha apenas para cidades pertencentes ao seu Estado de origem.
e) todas as alternativas acima estão incorretas.


VIDE ARTIGO CITADO
[SÓ UM COMENTÁRIO: MAIOR DE 12 ANOS PODE VIAJAR LIVREMENTE PELO PAÍS, CONTUDO, NO PERÍODO LETIVO, ELE É OBRIGADO POR LEI A FREQUENTAR A ESCOLA, SENDO SUA AUSÊNCIA INJUSTIFICADA VIOLAÇÃO DE DIREITO - Á EDUCAÇÃO - EM RAZÃO DE SUA CONDUTA, CABENDO ACIONAR O CONSELHO TUTELAR PARA A APLICAÇÃO DE MEDIDA DE PROTEÇÃO ADEQUADA: ARTIGO 101, INCISO III

12) As entidades que desenvolvam programas de abrigo, deverão:
I- preservar os vínculos familiares;
II- desmembrar grupos de irmãos;
III- prestar atendimento personalizado e em pequenos grupos.

a) todas as alternativas estão corretas;
b) apenas o item I está correto;
c) os itens I e III estão corretos;
d) apenas o item II está correto;
e) os itens I e II estão corretos.


VIDE ARTIGO 92
II ERRADO, É EXATAMENTE O CONTRÁRIO: NÃO DESMEMBRAR GRUPOS DE IRMÃOS.

13) De acordo com a Artigo 98 do E.C.A., as medidas de proteção à Criança e ao Adolescente são aplicáveis sempre que os direitos forem ameaçados ou violados:
I- por ação ou omissão da sociedade ou do Estado;
II- por falta, omissão ou situação de pobreza dos pais ou responsável;
III- em razão de sua conduta.

a) todas as alternativas estão corretas;
b) apenas o item I está incorreto;
c) os itens I e III estão corretos;
d) apenas o item II está correto;
e) os itens I e II estão corretos.


II ERRADO. POBREZA NÃO CONSTA COMO VIOLAÇÃO EXPLÍCITA NO ARTIGO 98. É EVIDENTE, POR OUTRO LADO, QUE A POBREZA COLOCA EM RISCO A CRIANÇA, O ADOLESCENTE E A FAMÍLIA, CABENDO AO CONSELHO TUTELAR PROTEGÊ-LOS, APLICANDO AS MEDIDAS QUE COUBER. VIDE ARTIGOS 136, 101 E 23, POR EXEMPLO. 

14) As entidades que atendem em regime de abrigo:
a) só poderão abrigar Crianças e Adolescentes com prévia determinação das autoridade competente ;
b) só poderão abrigar Crianças e Adolescentes vítimas de maus tratos
c) poderão, em caráter excepcional e de urgência, abrigar Crianças e Adolescentes sem prévia determinação da autoridade competente, fazendo comunicação do fato até o 2o dia útil imediato.
d) só podem abrigar crianças a adolescentes do mesmo sexo;
e) só podem abrigar crianças a adolescentes da mesma faixa etária. 


EM CASO DE URGÊNCIA, PRIMEIRO TOMA-SE A ATITUDE DA PROTEÇÃO PARA DEPOIS REGULARIZAR DOCUMENTOS - DETALHE IMPORTANTE: O ABRIGO É TEORICAMENTE UM LOCAL ADEQUADO PARA A PROTEÇÃO - "NÃO DÁ PARA TIRAR DO LOBO E DAR PARA A RAPOSA CUIDAR". VIDE ARTIGO 93

A legislação posterior ao ECA atualizou o conceito para ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL.

15) Segundo o E.C.A., a garantia de prioridade compreende:
a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;
c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;
d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
e) todas as alternativas acima estão corretas.


VIDE ARTIGO 4o

16) De acordo com o E.C.A., são medidas pertinentes aos pais ou responsável, entre outras:
I- Encaminhamento a programa oficial ou comunitário de promoção à família;
II- Encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico;
III- Suspensão ou destituição do pátrio poder.

a) todas as alternativas estão corretas;
b) apenas o item I está correto;
c) os itens II e III estão corretos;
d) apenas o item II está correto;
e) os itens I e III estão corretos.


VIDE ARTIGO 129
I e II - Conselho Tutelar aplica
III Juiz aplica 


17) Não poderão ingressar e permanecer nos locais de apresentação ou exibição de espetáculos e diversões públicas:
a) as crianças menores de 10 anos, desacompanhadas dos pais ou responsável;
b) as crianças menores de 12 anos incompletos, desacompanhadas dos pais ou responsável;
c) crianças e adolescentes menores de 14 anos de idade;
d) crianças e adolescentes menores de 16 anos de idade;
e) todas as alternativas acima estão incorretas.


VIDE ARTIGO 75 

18) O pátrio poder será exercido:
a) principalmente pelo pai;
b) principalmente pela mãe;
c) pelos pais, seguidos dos avós;
d) pelo pai e pela mãe, sendo sempre respeitada a autoridade do pai;
e) em igualdade de condições, pelo pai e pela mãe.


VIDE ARTIGO 21 - A legislação posterior ao ECA atualizou o conceito para PODER FAMILIAR.

19) Os dirigentes de estabelecimento de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:
I- maus tratos envolvendo seus alunos;
II- elevados níveis de repetência;
III- indisciplina por parte dos alunos.

a) todas as alternativas estão corretas;
b) apenas o item I está correto;
c) os itens II e III estão corretos;
d) apenas o item II está correto;
e) os itens I e II estão corretos.


VIDE ARTIGO 56
III - ERRADO: INDISCIPLINA É UM PROBLEMA PEDAGÓGICO A SER ENFRENTADO INTERNAMENTE. CASO A INDISCIPLINA IMPLIQUE EM AMEAÇA OU VIOLAÇÃO DE DIREITO AÍ, SIM, CABERÃO PROVIDÊNCIAS JUNTO AO CONSELHO TUTELAR OU AO MINISTÉRIO PÚBLICO.

20) Viola o direito à convivência familiar e comunitária viver em casa:
a) com pessoas dependentes de álcool ou outras drogas;
b) onde a renda familiar seja inferior a um salário mínimo;
c) onde vivem mulheres que se prostituem;
d) sem condições de higiene e habitabilidade;
e) todas as alternativas acima estão corretas.


VIDE ARTIGOS 21 E 23
a A HIPÓTESE DO LEGISLADOR É QUE O ALCOOLISMO E A DROGADIÇÃO PROVOCAM UM RELACIONAMENTO SOCIAL DOENTIO, NA MEDIDA EM QUE SÃO DOENÇAS SOCIAIS. CONVIVER EM UM AMBIENTE LIVRE DE PESSOAS DEPENDENTES É DIREITO POIS É UM JEITO DE PRESERVAR O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DESSE JOVEM
c NÃO VIOLA, DESDE QUE A MULHER NÃO SE PROSTITUA EM CASA. SE ELA TRABALHA EM UM LOCAL DISTINTO DA RESIDÊNCIA DA CRIANÇA OU ADOLESCENTE, NADA IMPEDE QUE ELA SEJA UMA EXCELENTE MÃE, E O AMBIENTE FAMILIAR ADEQUADO.
d PODE VIOLAR OU POR EM RISCO O DIREITO À SAÚDE, MAS NÃO VIOLA O DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA.




 


Olá pessoal.
Sejam bem-vindos ao meu blog sobre Educação com "E" maiúsculo.

Materiais que serão divulgados nesse blog:

1. Textos sobre Educação
2. Vídeo-aulas, inclusive para concursos na área educacional
3. Resumos para concursos, dia a dia da escola e provas na faculdade
4. Textos críticos sobre a situação da Educação brasileira
5. Participações de convidados especiais

Vamos iniciar os trabalhos.

Bons estudos a todos!

Vinicius Reccanello de Almeida
Jacarezinho/PR